16 de agosto de 2010

Série Profetas: Jeremias

Olá amado, vamos a mais um estudo sobre os profetas...

Bom, Jeremias teve seu chamado ainda jovem e o Senhor lhe deu a palavra:
“Antes que eu te formasse no ventre materno eu te conheci, e, antes que saísses da madre (ventre), te consagrei (te separei, te santifiquei), e te constituí profeta às nações” (ele nasceu para este propósito). (Jr 1:4-5)

Jeremias teve medo e disse ao Senhor que ainda era muito jovem, que não sabia falar (ele achava que não tinha autoridade necessária para cumprir este propósito), mas o Senhor lhe respondeu: “ Não temas diante deles, porque eu sou contigo para te livrar ” (Jr 1:8).
Deus tem autoridade e poder sobre todas as coisas e usaria Jeremias como instrumento nas suas mãos, “ Estendeu o Senhor a mão, e tocou-me na boca e o Senhor me disse: Eis que ponho na tua boca as minhas palavras. Olha que hoje te constituo sobre as nações e sobre os reinos, para arrancares e derribares, para destruíres e arruinares e também para edificares e para plantares” (Jr 1:10). Deus também quer usar nossas vidas, todos nós temos um propósito para ser cumprido, devemos estar dispostos a ouvir o chamado de Deus e sermos obedientes a Ele.
Deus revelou a Jeremias que seu propósito era destruir as cidades de Judá e Jerusalém se os seus habitantes não se convertesse de seus maus caminhos. E um dos papéis fundamentais do profeta era exortar seu povo a mudar de conduta, pois estes adoravam e buscavam outros deuses, e tinham o coração duro e infiel diante do verdadeiro Deus.

Jeremias é conhecido como o pofeta chorão, ele viu seu povo ser desolado por causa da desobediência, porém ele foi fiel a Deus até o fim e sofreu por isso, o seu povo tramava contra sua vida, ele não pode confiar nem na própria família (Jr 12:6), foi espancado e aprisionado (Jr 37:15-16).
Jeremias lamentou seu nascimento por causa da desgraça do seu povo (Jr 20:14-18), mas foi fiel, negou suas vontades para que o propósito de Deus fosse cumprido através de sua vida. Deus no cap. 5 de Jeremias procura um homem que seja justo entre todos que abandonaram seus caminhos, mas não encontra, e quase todo livro de Jeremias é voltado para que o povo do Senhor se convertesse e voltasse para Ele. O profeta orou, intercedeu e exortou, mas mesmo assim as nações de Judá e Jerusalém não se arrependeram, por isso as duas cidades foram destruídas. No cap. 9 ocorre uma oração desesperada e triste de Jeremias, ele era um homem solitário, que não podia contar com ninguém, apenas com Deus onde depositava sua única esperança.

Jeremias é um exemplo de jovem que dedicou sua vida a Deus, servindo-O até o fim de sua vida e pensando e refletindo sobre sua história eu pergunto:
Qual é a nossa verdadeira atitude diante da circuntâncias, diante do que vemos e convivemos ao nosso redor, pessoas distantes do amor de Deus, muitas com o coração duro e infiel, buscando coisas do mundo que são passageiras e ilusórias? Será que negamos as nossas próprias vontades para obedecer o próposito de Deus em nós?
Passamos por lutas, tribulações, acusações, perseguições e tentações que muitas vezes nos fazem querer parar e desistir daquilo que o Senhor tem para nossas vidas. Sabemos que nossa luta não é contra a carne, “Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais (Ef 6:12)
Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis (Gl 5:17).
Nossa esperança está no Senhor, e é através do Espiríto Santo que temos força para lutar! Nunca estamos sozinhos quando procuramos ao Senhor Jesus!!!

Para ler o livro de Jeremias e saber mais, clique aqui

saiadoaquario.com
Pelos santos de Deus, e pelo Cordeiro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E aí, o que achou?

Sugestões de comentários;

• Comente somente sobre o assunto da postagem;
• Acrescente ideias sobre a postagem;